Linhas de pesquisa

1. Baterias e supercapacitores

São desenvolvidos no grupo novos materiais para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia como baterias e supercapacitores. Materiais de interesse em aplicação de baterias como LiFePO4 são produzidos e otimizados para obter a melhor performance na aplicação. Os processos de confecção de pastas, deposição e secagem de eletrodos são estudados assim como a performance eletroquímica dos materiais e dispositivos. O grupo também realiza estudos de simulações computacionais das propriedades físicas dos eletrodos e dispositivos, assim como a caracterização das propriedades físicas dos materiais constituintes por diversas técnicas físico-químicas. O grupo também tem experiência na eletrodeposição de filmes de azul da Prússia Fe4[Fe(CN)6]3 e seus análogos que apresentam aplicações em baterias, supercapacitores e resistive switching.

2. Perovskitas aplicadas a dispositivos fotovoltaicos e materiais piezoelétricos

Perovskitas são materiais que apresentam propriedades físicas que os tornam promissores para aplicações em diversas áreas de interesse tecnológico, sendo especialmente estudadas para aplicação em dispositivos fotovoltaicos devido à sua elevada eficiência quando aplicadas em dispositivos, baixo custo de produção e facilidade na aplicação em escala. No MATE são sintetizadas perosvkitas orgânicas e inorgânicas visando a aplicação não apenas como camada ativa em dispositivos fotovoltaicos, mas como camadas de transporte de carga e em outras áreas como piezoeletricidade, fotônica e magnetismo. Os materiais estudados englobam perovskitas de CsSnCl3, MAPBI3, e manganitas de lantânio cobalto.

3. Síntese de materiais semicondutores:

Materiais como seleneto de bismuto (Bi2Se3), azul da prússia Fe4[Fe(CN)6]3 e seus análogos, óxidos de cobre (Cu2O), de titânio (TiO2) e de níquel (NiO e Ni(OH2)) e seleneto de bismuto (Bi2Se3) são crescidos por síntese eletroquímica. Dentre os focos de estudo estão a determinação dos mecanismos de crescimento dos materiais assim como as propriedades físicas de modo a direcionar o material para aplicação em áreas como dispositivos fotovoltaicos, geradores termoelétricos, spintrônica e chaveamento resistivo.