Laboratórios Multiusuários

O Laboratório de Filmes Finos e Superfícies ainda possui acesso aos laboratórios multiusuários do Departamento de Física e da Universidade Federal de Santa Catarina:

  • Laboratório Central de Microscopia Eletrônica – LCME: O LCME é um laboratório multiusuário institucional da UFSC. Possui 2 Microscópios de Transmissão (TEM) de 100 kV e 200 kV; dois Microscópios de Varredura (MEV) sendo um por emissão de campo (SEM-FEG). Ainda possui possibilidades de análise química por EDS, microscopia confocal e de fluorescência.
  • Laboratório Multiusuário de Difração de Raios-X – LDRX: O LDRX é um laboratório multiusuário do Departamento de Física, possui um Difratômetro de Raios-X modelo X`Pert Pro Panallytical para análise de fases em reflexão e transmissão, Rietveld, filmes finos, textura, incluindo detector X´Celerator, câmara de alta temperatura e estagio para amostras em capilar.
  • Laboratório Multiusuário de Caracterização Magnética de Materiais – LMCMM: O LMCMM é dedicado a análise materiais magnéticos. Possui um Magnetômetro de Amostra Vibrante (VSM) modelo EV9 Microscience e um sistema de medidas de propriedades físicas (PPMS) Dynacool da Quantum Design.
  • Laboratório de Microfabricação – LabMicro: Este laboratório é dedicado à microfabricação de dispositivos. Possui em sua infraestrutura uma impressora Laserwhiter mPG 101 Heidelberg e um sistema de deposição de filmes finos por sputtering, além de outros periféricos para microfabricação.